Em algumas semanas, o Google vai lançar uma nova forma de contato para consumidores mobile que funciona diretamente do anúncio exibido na página de buscas. Ou seja, por meio da publicidade o cliente vai conseguir enviar uma mensagem SMS para os anunciantes e tirar dúvidas sobre o serviço ou produto.
Essas propagandas são similares às que a empresa americana já disponibiliza em sua página de buscas, chamadas “click-to-call”. Nelas, o internauta encontra um ícone de telefone para ligar ao anunciante – já o novo formulário mobile trará o ícone de mensagem de texto, acompanhado da mensagem “Tem dúvidas? Envie-nos uma mensagem”.
Quando o usuário clicar nesse ícone, o aplicativo padrão de SMS do celular abrirá com um texto pré-formatado pela loja, algo como “Estou interessado em saber mais sobre o seu produto. Por favor, responda-me com mais informações sobre os modelos disponíveis” (veja na imagem abaixo, divulgada pelo Google).
O lojista, claro, poderá customizar o texto.
Esse novo jeito de se conectar ao lojista, além da tradicional ligação telefônica, mostra as tentativas do Google em ajustar-se às rápidas e diversas mudanças nas formas como os consumidores interagem com os anunciantes.
“Os clientes podem ir até o website, visitar a loja ou ligar para ela. Mas percebemos que muitos deles preferem se conectar ao lojista por meio do envio de mensagens”, afirma Amit Agarwal, gerente sênior de produtos do Google.
Segundo uma pesquisa feita pela gigante das buscas com usuários nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Austrália, 65% dos entrevistados disseram considerar usar mensagens de texto para encontrar em contato com os varejistas para tirar dúvidas sobre um produto ou serviço e até mesmo marcar uma visita à loja física.
Além disso, 97% dos donos de smartphones enviam mensagens pelo menos uma vez por dia, de acordo com um estudo de 2015 conduzido pela Pew Research Center.
Como usar
Para usar esse tipo de anúncio, as lojas terão de configurar uma extensão dentro do Google AdWords para permitir o contato via SMS. A mensagem enviada pelo potencial cliente será encaminhada para um local selecionado pelo lojista no modulo do AdWords – provavelmente, na maior parte das vezes, o texto vai parar em uma equipe de atendimento dedicada a esse tipo de contato.
O Google não especificou, porém, em quais países a ferramenta estará disponível, mas já se sabe que nos Estados Unidos a sua presença será garantida
A nova jogada do gigantes das buscas vem ao mesmo tempo em que o Facebook tem feito uma campanha agressiva para transformar o Messenger, seu aplicativo de mensagens, em uma ferramenta de serviço para plataformas e-commerce e lojistas em geral.
Fonte: Internet Retailer
Comentários