A Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou uma pesquisa que demonstra que 91,8% das empresas franqueadoras do país, investiram em inovação entre os anos de 2014 e 2016.
O estudo foi realizado com 24,3% de todas as empresas do segmento instaladas no Brasil em 2017. A Confederação Nacional de Serviços (CNS) foi parceira na realização desta análise, com base na metodologia para coleta de dados desenvolvida pela Fundação Dom Cabral.
Entre as pesquisadas, 43,1% acreditam que a inovação aumentou a rentabilidade da empresa e 50,7% consideram que ampliou a participação da marca no mercado.
A inovação no franchising se concentra principalmente na aquisição de softwares, com 90,3% dos investimentos, em tecnologias (88,5%) e em conhecimento externo (81,2%). João Carlos Lopes Fernandes, professor de engenharia da computação do Instituto Mauá de Tecnologia acredita que esse foco em softwares acontece porque eles são importantíssimos para o controle financeiro das empresas, na previsão de custos e vendas, de todos os tipos de companhias, não apenas as mais tecnológicas.
Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF afirma que “não é um trabalho de inovação disruptiva, mas sim uma inovação incremental, que busca a melhoria contínua. Este é um ambiente que ainda está sendo estruturado e que procura auxílio com outros parceiros”.
O estudo revelou ainda que 50,5% das empresas possuem um responsável pela gestão de inovação e 42,5% delas têm um centro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), isso demonstra a construção da cultura da inovação dentro das empresas do setor de franquias. Outro dado que complementa esta informação é: 60,8% das companhias afirmaram ter recebido ideias de seus colaboradores internos, demonstrando que a implantação interna da inovação traz resultados.
Fonte : Agência Estado
Acesse o Link e conheça um pouco mais sobre as nossas Soluções.
Comentários